"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

sábado, 18 de junho de 2011

A mulher no Brasil Colônia

Costumes no Rio de Janeiro, Rugendas

[A mulher índia] Conforme comentava o padre Manoel da Nóbrega em carta de 1550, apenas os homens pobres se casavam com as índias, enquanto os ricos, que pretendiam voltar a Portugal, não o faziam, muitas vezes por serem casados.

No entanto, a razão mais provável para a relutância dos ricos em se casar deveu-se à legislação portuguesa que dava privilégios especiais aos chamados “homens bons” – ricos proprietários que ocupavam cargos municipais, militares e honoríficos e que gozavam de privilégios jurídicos semelhantes aos da nobreza. Para que pudessem ser homens bons era preciso que suas esposas fossem cristãs velhas, brancas e sem mancha de trabalho manual ou comércio de loja aberta. Se fossem cristãs novas, negras, mulatas, índias ou filhas de artesãos ou pequenos comerciantes seus maridos e filhos poderiam ocupar posição de mando ou honra. É por isso que toda vez que a história registra casamentos com índias fala-se em princesas ou filhas de “principais” (ou chefes) que traziam alianças vantajosas para os brancos. É o caso de Diogo Álvares Correia, o Caramuru, com Catarina Paraguaçu e o de Jerônimo de Albuquerque com a filha de Arcoverde. MESGRAVIS, Laima. O Brasil nos primeiros séculos. São Paulo: Contexto, 1994. p. 57-58.

[A mulher no Brasil colonial] Se a mulher desempenhou em todas as civilizações o papel de provedora de alimentos da família e de responsável pela organização doméstica, nos primeiros tempos da colonização, em virtude da falta de mulheres brancas, as índias assumiram seu lugar, ensinando a socar o milho, a preparar a mandioca, a trançar as fibras, a fazer redes e a moldar o barro. Nos séculos subseqüentes, as portuguesas uniram-se a elas para comandar as grandes vivendas rurais e tiveram como aliadas as escravas negras. No espaço do domicílio, e no que toca aos costumes domésticos, a figura feminina ganhou destaque, embora seja inegável que sua importância e influência na colonização não ficaram restritas à esfera doméstica, pois até nas bandeiras elas estiveram presentes, compartilhando com os homens inúmeras aventuras e o trabalho do dia a dia.

Era, todavia, a cargo delas que ficava o asseio e a limpeza da casa, a preparação dos alimentos, o comando das escravas e dos índios domésticos, além de grande parte da indústria caseira. Afinal, toda a sua educação era voltada para o casamento, para as atividades que deveriam desempenhar enquanto mães e esposas. Não causa espanto, pois, que nas denúncias feitas ao visitador inquisitorial na Bahia e em Pernambuco, no século XVI, as mulheres fossem o alvo preferido das acusações de práticas judaizantes referentes a costumes domésticos. ALGRANTI, Leila Mezan. Famílias e vida doméstica. In: SOUZA, Laura de Mello (org.). História da vida privada no Brasil, vol. 1: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 120.

[A mulher escrava] Um riacho sombrio porém límpido deixa correr suas águas borbotantes através de largos leitos escavados nos barrancos, que ficam entre dois esporões a pique da montanha do Corcovado. Passando por suas margens, vêem-se grupos de lavadeiras dentro d’água ou batendo roupa sobre as pedras que se espalham em blocos ao longo do riacho, muitas delas vêm da cidade, de manhã muito cedo, carregando suas pesadas trouxas de roupa suja na cabeça, e, à tarde, voltam com roupas limpas na água corrente e coradas ao sol. Vêem-se vários pontos fumegando fogo, onde cozinham a comida; e grupos de criancinhas brincam em volta delas, algumas bastante crescidas para engatinhar até junto de suas mães; a maior parte, porém, foi carregada até ali nas costas das sobrecarregadas lavadeiras. Mulheres escravas, de vários ofícios, podem ainda ser vistas carregando seus filhos (...). Fazem lembrar as “pappoose” cavalgando às costas de suas mães, índias da América do Norte; porém o modo diferente de amarrar as crianças em posição fixa produz um efeito bem diverso. A estreita tábua sobre a qual a criancinha índia é atada, dá-lhe a sua forma proverbialmente ereta, ao passo que a posição encurvada que conservam as pernas da criancinha preta envolta na cintura materna produz-lhe membros arqueados para toda a vida... KIDDER, Daniel P.; FLETCHER, J. C. O Brasil e os brasileiros. São Paulo: Nacional, 1941. p. 147. Apud: NEVES, Maria de F. R. das. Documentos sobre a escravidão no Brasil. São Paulo: Contexto, 1996. p. 70.

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